Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo.jpg

Artigos

Atualizado em 19/11/14 09:24.

Artigos

Este espaço é reservado para a divulgação de artigos sobre a geografia goiana, publicados em anais de eventos, revistas, livros, etc. Os interessados devem enviar os artigos em formato word, especificando a fonte original de publicação, para o e-mail do observatório. O objetivo é formar um amplo e diversificado banco de artigos sobre a geografia goiana. Colabore conosco!

Formação Territorial
Autor Título Publicado Originalmente em
Aristides Moysés e Eduardo Rodrigues da Silva
Ocupação e urbanização dos cerrados do Centro-Oeste e a formação de uma rede urbana concentrada e desigual. XII ANPUR – Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em planejamento urbano e regional. Belém – PA. Maio de 2007.
ÁVILA, Fedrerico Fernandes; CORREA, Elaine Alves Lobo; SILVA, Arlete Mendes; PINTO, José Vandério Cirqueira.
espaço goiano-tocantinense: desigualdades e limitações XIV Encontro Nacional de Geógrafos. 16 a 21 de julho de 2006 – Rio Branco – AC
CASTORIANO, Ademir Batista; DIONÍZIO, Daiane Cristina Pereira.
Sistema de transformação hidroviário e modernização do campo no sudeste de Goiás. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária – II Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Presidente Prudente, 11 a 15 de 2005.
DIAS, Valney Rigonato 
Goiás: uma fronteira em mutação Texto mimeo gentilmente cedido pelos autores. 2003
Júlio César Pereira Borges; Manuel Calaça
DESTERRITORIALIZAÇÃO: a ótica cultural do processo de modernização da agricultura em Goiás X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007
NETO, Teixeira Antônio.
O território goiano-tocantinense no contexto do território do cerrado Texto mimeo gentilmente cedido pelos autores. 2006
Patrícia Francisca de Matos; Vera Lúcia Salazar Pessôa
MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA NO SUDESTE GOIANO: (re)estruturação do espaço agrário X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007
Ronimar Pereira de Freitas; Marcelo Rodrigues Mendonça
O BIODIESEL E AS MUDANÇAS ESPACIAIS NO CAMPO: o cultivo de mamona em Catalão (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007
TEIXEIRA NETO, Antonio Teixeira. 
Evolução histórica e geográfica das fronteiras do Estado de Goiás Texto relativo ao quarto capítulo da tese do autor, defendida na Université Paris VII, em julho de 1975 e atualizado em alguns aspectos em 2003.
TEIXEIRA NETO, Antonio Teixeira.
Estado do Planalto: para quê? Jornal O Popular. Seis de janeiro de 2004.
TEIXEIRA NETO, Antonio Teixeira.
PEQUENA HISTÓRIA DA AGROPECUÁRIA GOIANA -
(o ouro acabou? Viva o boi!/o ouro se foi? Chegou o boi!)
Texto mimeo gentilmente cedido pelo autor. 2008.
TEIXEIRA NETO, Antonio Teixeira.
Formação territorial: considerações sobre alguns aspectos geográficos, históricos e políticos  Boletim Goiano de Geografia. 2 (2): 137-163. Julh./dez. 1982.

Região e Regionalização
Autor Título Publicado Originalmente em
ARRAIS, Tadeu Alencar
O TERRITÓRIO GOIANO: UMA ABORDAGEM QUASE CONTEMPORÂNEA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL XII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 21 a 25 de maio de 2007 Belém - Pará - Brasil
ARRAIS, Tadeu Alencar.
Desvendando a “arena política”: os limites do discurso da competitividade do eixo de desenvolvimento Goiânia -Anápolis-Brasília XIV Encontro Nacional de Geógrafos. 16 a 21 de julho de 2006 – Rio Branco – AC. 2006
ARRAIS, Tadeu Alencar
A Sudeco E O Desafio Do Desenvolvimento Regional Revista Possibilidades, n.2, outubro de 2004
ARRAIS, Tadeu Alencar
Entre A Rede Urbana E A Cidade-Região: O Que Há De Novo No Centro Goiano? ANAIS do X ENA – Encontro Nacional da ANPUR – 2003 – Belo Horizonte. 2003.
ARRAIS, Tadeu Alencar
Goiás: Novas Regiões, Ou Novas Formas De Olhar Velhas Regiões ALMEIDA, M. G. (Org.). Abordagens geográficas de Goiás: o natural e o social na contemporaneidade. Goiânia: UFG, 2002.
CARVALHO, Giselia
O papel da identidade na formação e no desenvolvimento do Nordeste Goiano Lima. Revista Humanidades em Foco. N. 01, 2003.
NETO, Teixeira Antônio
Anotações sobre o espaço goiano-tocantinense. Texto mimeo gentilmente cedido pelos autores. 2006
TEIXEIRA NETO, Antonio Teixeira.
Reflexões acerca da região (Segundo Pierre George, Milton Santos et al.) Texto mimeo, escrito em dezembro de 2002 e gentilmente cedido pelo autor.

Urbanização e Cidades
Autor Título Publicado Originalmente em
Adão Francisco de Oliveira e Aristides Moysés
Desigualdades sócio-espaciais, democracia e gestão metropolitana: Análise do desenvolvimento institucional em Goiânia XII ANPUR – Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em planejamento urbano e regional. Belém – PA. Maio de 2007.
Arrais, Tadeu  
Acionando Territórios: Breves Reflexões Sobre A Mobilidade Na Região Metropolitana De Goiânia Texto mimeo cedido pelo autor gentilmente pelo autor. 2006.
Bernardo Cristóvão Colombo da Cunha
A Vila Roriz em Goiânia: um maldito exemplo da desterritorialização e reterritorialização excludentes X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
BORBA, Odiones de Fatima
As faces do lugar e da paisagem urbana: um estudo de caso do conjunto habitacional Amélio Alves dos Reis - Inhumas-GO XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 21 a 26 de julho de 2002 – João Pessoa – PB. 2002.
BARBOSA, Fábio de Macedo Tristão
pdf
Os Caminhos de Ferro no Processo de Urbanização
de Araguari-MG na Primeira Metade do Século XX
Texto apresentado originalmente no X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades.
Elaine Alves Lobo Correa
A formação da centralidade do Setor Jardim Goiás – Goiânia (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Edir de Paiva Bueno
Cidade de Catalão (GO): um espaço urbano em expansão e ampliação X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
HOLANDA, Elson Rodrigues.
Sancrerlândia – GO: um olhar geográfico em um pequeno município goiano
 
IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
José Vandério Cirqueira Pinto
O Buriti Shopping como agente reestruturador do espaço intra-urbano de Aparecida de Goiânia (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Leonardo Oliveira de Lima, Ionara Pimentel Malheiros e Flávia Maria de Assis Paula
Centralidade polinucleada: uma análise dos subcentros populares de Goiânia – o caso do Setor Vila Nova X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
MOYSÉS, Aristides et all
pdf
ANÁLISE DA ESTRUTURAÇÃO URBANA DA REGIÃO
METROPOLITANA DE GOIÂNIA – 2000
Relatório Preliminar – Gentilmente cedido pelos autores
Magda Valéria da Silva A estruturação dos dois circuitos da economia urbana no pólo de moda íntima em Catalão (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Márcia de Araújo e
Maria Geralda de Almeida
Núcleo pioneiro de Goiânia: um patrimônio inteligível X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
MARINHO, Clorisnete Borges.
O Parque Amazônia de Goiânia e seu processo de valorização XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 21 a 26 de julho de 2002 – João Pessoa – PB, 2002.
OLIVEIRA, Adão Franciso de
Desigualdades sócio-espaciais, democracia e gestão metropolitana: análise do desempenho institucional em Goiânia (1997-2006) XII ENA – Encontro Nacional da ANPUR. Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Belém, 2007.
OLIVEIRA, Adao Francisco
A Reprodução do Espaço Urbano de Goiânia: uma cidade para o capital  Site do Observatório das
Metrópoles, no seguinte endereço: www.ippur.ufrj.br/observatorio
OLIVERA, Karla Annyelly Teixeira de. GOMES, Karina Fernandes. LIMA, Leuter
Cristina de. CASTRO, Selma Simões de .
Da ocupação do conjunto habitacional à produção do lugar: o caso do Setor Vila Novo Horizonte em Goiânia-GO Publicado originalmente em: Texto mimeo gentilmente cedido pelos autores. 2004
OLIVEIRA, Adao Francisco 
Goiânia heterotópica: a integração excludente www.ippur.ufrj.br/observatorio.
PINTO, José Vandério Cirqueira.
CORREA, Elaine Alves Lobo.
Descentralização e segregação sócio-espacial em Anápolis/GO – o caso do bairro Jundiaí. Publicado originalmente em: II Simpósio Internacional Cidades Médias. 6 a 9 de Novembro de 2006 – UFU / Uberlândia – MG.
PAULA, Flavia Maria de Assis
O papel do setor Campinas na formação da centralidade polinucleada de Goiânia IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
RODRIGUES, Wildes Jesus
Fragmentação da área territorial de Trindade: uma análise do Trindade II IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
RIBEIRO, Cleusa Silva.
Mudanças no uso do solo urbano no entorno da feira Hippie em Goiânia: GO: o caso da rua 44 XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 21 a 26 de julho de 2002 – João Pessoa – PB.
SILVA, Monica Cristina
Mobilidade populacional e relações de trabalho no município de Rio Verde, Goiás, de 1970-2000 VIII EREGEO – Encontro Regional de Geografia. A geografia no mundo da diversidade. Cidade de Goiás. Outubro de 2003.

Turismo e Cultura
Autor Título Publicado Originalmente em
ALMEIDA, Maria Geralda
Desenvolvimento Turístico Ou Desenvolvimento Local?Algumas Reflexões Anais do ENTBL – Planejamento para o desenvolvimento local. 03 a 06 de novembro de 2004. Curitiba – Paraná.
BATISTA,Renata Lopes.,
Identidade cultural e turismo no município de Goiás, no período de 1989-2004
 
VIII EREGEO – Encontro Regional de Geografia. A geografia no mundo da diversidade. Cidade de Goiás. 2003.
CARVALHO, Giselia Lima. 
Entre a pobreza econômica e a riqueza ambiental: desafios e possibilidades do turismo no NE goiano Anais do ENTBL – Planejamento para o desenvolvimento local. 03 a 06 de novembro de 2004. Curitiba – Paraná, 2004.
DUARTE, Ivonaldo Ferreira
Tipos de turismo em Goiânia e seus atrativos principais. Texto mimeo cedido gentilmente pelos autores. 2006.
DUARTE, Ivonaldo Ferreira.
Desenvolvimento local: uma contribuição de Goiânia ao turismo de municípios próximos
 
 IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
DIAS, Valney Rigonato
As Festas Populares e o Ritmo Agrícola na Microrregião da Chapada dos Veadeiros Goiás: o Batuque no Cerrado Texto mimeo gentilmente cedido pelo autor. 2003
DUARTE, Ivonaldo F.
MORETTI, Edvaldo C.
Há uma centralidade de Goiânia enquanto fator turístico, ou há uma polarização ás inversas? XIV Encontro Nacional de Geógrafos. 16 a 21 de julho de 2006 – Rio Branco – AC. 2006
Gisélia Lima Carvalho
Ecoturismo nos cerrados goianos: do enfrentamento do discurso ao desafio da prática Texto mimeo cedido gentilmente pela autora. 2007.
OLIVEIRA, Ubiratan Francisco & CHAVEIRO, E. Felício.
Geografia e literatura: uma leitura das categorias demográficas mediante a literatura regional de Goiás Texto mimeo cedido gentilmente pelos autores. 2005.
Rodrigo Emídio Silva
O grupo de oração da rosa mística: as espacialidades de fé católica em Itaguaru-GO Texto mimeo gentilmente cedido pelo autor. 2007.
SILVA, Arlete Mendes da.
Os Caminhos do Turismo em Espaço Rural Goiano Cedido Gentilmente pelo Autor.
SILVA, Arlete Mendes da.
Uma Tipologia para o Turismo Rural na Região Metropolitana de Goiânia - Goiás 5º Congresso Brasileiro de Turismo Rural FEALQ – Outubro/05 – Piracicaba – SP.
SILVA, Clarinda Aparecida 
Paisagem e paisagens do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: o olhar dos “de dentro” e dos “de fora” Anais do ENTBL – Planejamento para o desenvolvimento local. 03 a 06 de novembro de 2004. Curitiba – Paraná, 2004.
SOUZA, Fabio Chaveiro de.
Turismo no Araguaia  XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 21 a 26 de julho de 2002 – João Pessoa – PB.
Vaz, Ademir Divino
José, Tereza, Zélia... E sua comunidade – Um território cigano Revista Trilhos – Revista da Faculdade do Sudeste Goiano. Pires do Rio. V-3, nº 3 (2005), p. 95-109.
Valney Dias Rigonato A Biodiversidade e os Valores Socioculturais do Cerrado Goiano  Texto mimeo gentilmente cedido pelo autor 2008.
Valney Dias Rigonato Os Elementos Identitários das Populações Tradicionais do Cerrado: o caso do Distrito de Vila Borba na Chapada dos Veadeiros X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.

Meio Ambiente e Geomorfologia
Autor Título Publicado Originalmente em
Alex Mota dos Santos
 
USOS E ABUSOS DA PAISAGEM NAS ÁREAS ÚMIDAS DO CERRADO: o município de São Miguel do Araguaia (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
CASSETI, Valter
Cartografia Geomorfológica Texto gentilmente cedido pelo autor. Publicado originalmente em www.funape.org.br/geomorfologia
Clenilda Evangelista Felipe; Idelvone Mendes Ferreira
 
RESERVATÓRIO DE EMBORCAÇÃO NO RIO PARANAÍBA: análise do uso do solo e nível d´água (1972-2002) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Clóvis Cruvinel da Silva Júnior; Rildo Aparecido Costa
O USO INADEQUADO DO SOLO DE CERRADO E OS CONSEQUENTES PROCESSOS EROSIVOS: a Voçoroca Areião em Morrinhos (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
DIAS, Valney Rigonato
As Fitofisionomias e a Interrelação das Populações Tradicionais com o Bioma Cerrado
 
Relatório de pesquisa: “Cultura, conhecimento popular e uso das espécies nativas pelos pequenos agricultores do Cerrado”. Projeto de pesquisa financiado pelo Programa Centro Oeste de Pesquisa e Pós-Graduação – POCPG/CNPq 2001 – 2003.
DIAS, Valnei Rigonato
Singularidade do cerrado: a interação das populaçõestradicionais com as fitofisionomias A  VIII EREGEO – Encontro Regional de Geografia. A geografia no mundo da diversidade. Cidade de Goiás. Outubro de 2003.
FERNANDES, Avila Frederico
Uso da terra e erosão acelerada na porção Sudoeste de Anápolis (GO) IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
Jaqueline de Oliveira Lima
ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL PARA O MUNICÍPIO DE MORRINHOS X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Horieste Gomes
ABORDAGENS GEOGRÁFICAS DO CERRADO: paisagens e diversidades X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Kesia Rodrigues dos Santos; Sandra Sardinha Lemes
FORMAS DE RELEVO, OCUPAÇÃO E EROSÃO ACELERADA NO BAIRRO GEOVANNI BRAGA EM ANÁPOLIS (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
LACERDA, Homero; SOUZA, José Carlos; TEIXEIRA, Selma Senhora
pdf
Erosão acelerada e inundações em Anápolis (GO): Inventário a partir da imprensa local e dos registros do Corpo de Bombeiros VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: Fala Professor - 2007
LIMA, Evania Martins.
Caracterização Geoambiental e Econômico Visando Subsidiar as Ações de Planejamento e Gestão no Nordeste Goiano XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 21 a 26 de julho de 2002 – João Pessoa – PB, 2002.
LIMA, Valdivino Borges.
Minérios e mineração: a rigidez locacional e a exploração industrial IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
MENDES, Ildevone
Bioma cerrado: caracterização do subsistema de vereda IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
MATA, Clarisse Lacerta
Morfometria do sistema lacustre da planície aluvial do Rio Araguia entre Aruanã-GO e Cocalinho-MT  IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
MESQUITA, Maria Elisabeth Alves Mesquita; LUIZ, Gislaine Cristina
Ensaio ao entendimento da poluição do ar em Goiânia –GO VI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, UFS, Aracajú, 2004.
Nara Lídia de Souza de Oliveira; Idelvone Mendes Ferreira
ANÁLISE AMBIENTAL DAS VEREDAS DO CHAPADÃO DE CATALÃO (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
NASCIMENTO, Maria A. Leite S.
 
Geomorfologia do Estado de Goiás Boletim Goiano de Geografia. V.12, n.1, Jan./Dez. 1991.
OLIVEIRA, Ivanilton
José de.
Geotecnologias e sua aplicação no planejamento municipal Revista Plurais, v. 1, n. 2, jan./jul. 2005.
OLIVEIRA, Ivanilton José de.
Sustentabilidade de sistemas produtivos agrários em paisagens do cerrado: uma análise no município de Jataí (GO) Revista Terra Livre, Ano 20, v. 2, n. 23, p. 139-159, jul.-dez. 2004.
Oliveira, André Luiz de
Mendonça, Marcelo Rodrigues
O modelo energético brasileiro: ameaça ao bioma cerrado e aos povos cerradeiros XIV Encontro Nacional de Geógrafos. 16 a 21 de julho de 2006 – Rio Branco – AC. 2006
PINTO, José Vandério Cirqueira.
Impactos sócio-ambientais na Serra das Areias decorrentes do crescimento urbano desordenado em Aparecida de Goiânia. XIV Encontro Nacional de Geógrafos. 16 a 21 de julho de 2006 – Rio Branco – AC. 2006
PEDROSA, Laurindo
Uma cruzada em defesa da água, da vida e pela cidadania. Texto mimeo cedido gentilmente pelo autor. 2006
Rildo Aparecido Costa; Clóvis Cruvinel da Silva Júnior; Flávia Oliveira Santos
O USO DE GEOINDICADORES NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DA CIDADE DE CALDAS NOVAS (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
SANTOS, Laudiene Teixeira dos.
Diagnóstico para o zoneamento ambiental da bacia do Ribeirão Samambaia – Catalão – Goiás XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 21 a 26 de julho de 2002 – João Pessoa – PB, 2002.
SILVA, Adriana Aparecida
Uso de sensoriamento remoto para o monitoramento ambiental dos cerrados Publicado originalmente em: Anais do XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Universidade de São Paulo. Setembro de 2005.
SANTOS, Sandres Fernandes
Desmatamento da área de preservação permanente da mata ciliar no Córrego Fundo: Região Noroeste de Goiânia 1975/2002  VIII EREGEO – Encontro Regional de Geografia. A geografia no mundo da diversidade. Cidade de Goiás. Outubro de 2003.
SANTOS, Késia Rodrigues
pdf
Inundações no baixo curso do córrego dos Góis em Anápolis (GO): Condicionantes naturais e antrópicos XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA
SANTOS, Késia Rodrigues: LEMES, Sandra Sardinha
pdf
Uso da terra e erosão acelerada em vertente: O caso do bairro Geovanni Braga em Anápolis(GO) XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA
Zaqueu Henrique de Souza; Bruna Bizarro Menezes; Iraci Scopel; Hildeu Ferreira da Assunção; Dimas Peixinho; Zilda Mariano de Fátima ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DO MILHO “DE SAFRINHA” ATRAVÉS DAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO E DA VARIABILIDADE ESPACIAL DA CHUVA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ (GO) - 2006 X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.

Ensino e Prática Profissional
Autor Título Publicado Originalmente em
Ádria Messias Pereira; Anna Maria Kovacs Khaoule; Antonio Carlos Pinheiro

 
UMA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR: o ensino do bioma Cerrado X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Auristela Afonso da Costa; José Alberto Evangelista de Lima; Lucas Paula Cesário
A CARTOGRAFIA NO ENSINO: análise preliminar dos conteúdos abordados na 5º série do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino da cidade de Goiás (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Cláudia Lúcia da Costa
TRABALHO E EDUCAÇÃO: a experiência da Escola Família Agrícola na Cidade de Goiás (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Edson Batista da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO NÃO FORMAL PARA A RETERRITORIALIZAÇÃO DOS CAMPONESES DO MUNICÍPIO DE GOIÁS: o Assentamento Serra Dourada – 2005 X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Eunice Isaias da Silva; Lana de Souza Cavalcanti
TEIAS E REDES DE SIGNIFICAÇÕES: uma proposta de atividade para se estudar o Cerrado X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Marcelo Venâncio; Marcelo Rodrigues Mendonça
 
CERRADO, ESCOLA E GEOGRAFIA: práticas de produção de material didático no município de Catalão (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
OLIVEIRA, Ivanilton Jose. 
A linguagem dos mapas: utilizando a cartografia para comunicar Revista UNICIÊNCIA. Goiás. 2005.
PEREIRA, Silvio Romeu
A concepção de lugar (cidade) e cultura urbana dos professores de geografia da rede municipal do município de Goiânia IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
PEREIRA, Rodrigo Magalhães; SOUZA, José Carlos
pdf
Uma reflexão acerca da importância do trabalho de campo e sua aplicabilidade ao ensino de Geografia VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: Fala Professor - 2007
REZENDE, Nilton César Guimarães
Excentricidades da Geografia Texto mimeo cedido gentilmente pelo autor. 2006
SILVA, Antonio Santiago 
Geografia interativa e integrada: uma proposta para os laboratórios de informática na escola pública IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
SILVA, Ronaldo
Trabalho de campo como recurso didático: roteiros e metodologias para o espaço urbano de Catalão – GO IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
Valney D. Rigonato 
O ensino de Geografia nas séries iniciais: uma proposta e seus desafios Fala Professor -VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia - 2007
Valney D. Rigonato
Para onde vai a Geografia e a sociedade? Texto mimeo gentilmente cedido pelo autor - 2008

Movimentos Sociais e Luta pela Terra
Autor Título Publicado Originalmente em
Alex Tristão de Santana; Marcelo Rodrigues Mendonça
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E UNICIDADE ORGÂNICA DO TRABALHO: uma perspectiva para os trabalhadores da Mitsubishi Motors Company em Catalão (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Dinalva Donizete Ribeiro; Mariza Souza Dias
DIAGNÓSTICO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA: detalhamento dos minifúndios e pequenos estabelecimentos no município de Jataí (GO) e investigação das estratégias de sua re-criação X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Edevaldo Aparecido Souza; Bruna Amarilda dos Santos Silva; Glécio Alves de Aquino; Pâmella Martins Borges
AS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS E A ANSIEDADE GERADA PELO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA EM CAÇU (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
EULALIA, Francilaine.
 Do assentamento Mosquito ao assentamento Serra Dourada: as lutas pela conquista e permanência na terra no município de Goiás – 2004  IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.
GARCINDO, Letícia.
MENDONÇA, Marcelo Rodrigues.
O trabalho rural: a modernização da agricultura e a precarização dos trabalhadores no município de catalão/GO (1980-2000) XIV Encontro Nacional de Geógrafos. 16 a 21 de julho de 2006 – Rio Branco – AC. 2006
Isabel Alves Teixeira; Estevane de Paula Pontes Mendes
A PRODUÇÃO RURAL FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE OUVIDOR (GO) X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
Jaqueline Vaz da Silva; Helena Angélica de Mesquita
AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA CAMPONESA CONTRA A EXPROPRIAÇÃO: o caso dos atingidos pela barragem Serra do Facão- rio São Marcos - Sudeste Goiano X EREGEO – Simpósio Regional de Geografia. Abordagens geográficas do cerrado paisagens e diversidades. Catalão (GO), Setembro de 2007.
NETO, Teixeira Antônio.
 
Goiás-Tocantins: Questões agrárias Texto mimeo gentilmente cedido pelos autores. 2006
NETO, Teixeira Antônio.
 
Pequena história da agropecuária goiana. Texto mimeo gentilmente cedido pelos autores. 2006
MENDONCA, Marcelo Rodrigues.
Movimentos sociais e unicidade orgânica: os povos cerradeiros IX EREGEO – Encontro Regional de Geografia. Novas territorialidades – integração e redefinição regional. Porto Nacional, julho de 2005.

Para ler arquivo no formato .pdf é necessário ter instalado o Acrobat Reader. Faça o download gratuitamente
 

 

Listar Todas Voltar